No dia 18 de Novembro fomos ao Museu do Chiado, vi lá coisas muito importantes da Arte Portuguesa! Mas fiquei desiludido á medida que ia avançando mais para dentro, cada vez havia obras menos interessantes, e espaço mal aproveitado...:(
Mas não foi tudo em vão, logo á entrada estava esta escultura em Mármore, de António Teixeira Lopes. Já tinha mais de 100 anos!! Já o seu autor morreu há imenso tempo e a sua peça perdura... O que será de mim quando o João morrer? Cairei no esquecimento? Irei viver mais que o meu autor?... Estas perguntas perturbam-me muito...
Ficarei assim todo cheio de marcas como este homem, sozinho, sem ninguém que se lembre de mim para todo o sempre?...
Que será será... O melhor é aproveitar este tempo em que existo e vivo.
Então depois desta filosofia toda decidi continuar na minha vida e brinquei aqui com estes dos "caras":P
Adorei estes tipos, mostram-nos como somos: todos somos duas pessoas (o natural e o artificial), o lado bom e o lado obscuro.
Tirei uma fotografia de cabeça para baixo, apenas no gozo:)
Como já devem ter notado em comparação com as anteriores, esta escultura também tem uma certa melancolia.
Começo a pensar que os escultores são pessoas um bocado tristes e que os pintores são malucos.
Mas para vos ser sincero eu gosto muito mais da escultura do passado do que a do presente. Hoje em dia é tudo muito ready-made tal como aquela coisa na rotunda perto do Espírito Santo, em Évora, tudo cortado e pronto, já está. Quando se simplifica muito uma coisa também se perde muito. Os escultores têm muito que aprender para recuperar o atraso em relação ás outras Artes.
Este menino foi tão querido que segurou em mim para a fotografia. Eu tenho andado muito viajado e segurado:)
Estes 3 estarolas cantores também me deram a honra de me segurar, tal como os restantes 2 namorados;)
Mas estas últimas estavam bem feitas, a sua simplicidade não lhes retirava a essência, e tinha uma cor e textura muito bonitas... Gostava de ter isto na minha casa:)
Tentei perguntar-lhe o que se passava, mas não me ligou muito:(
Ai a femme fatal mata-me!
Partilhei um pouco da dor sentimental com ele...
Olhó Almada Negreiros! Este aqui é um bocado invulgar, dava para servir de carimbo com todas aquelas formas e relevos!lol
Nem quero imaginar o peso daquilo, sendo em gesso ou que é.
Acho que o que é importante é mesmo as figuras, como são retratadas , muito á anos 20. Um pouco de Arte do início do século XX e da sociedade.
MAS ISTO É PARA SER UM DESFILE DE MODA OU QUÊ???? Burcalhos...
Esta coisa quase que a ia passando por cima, é coisa tão pequenina e sem sentido.. bah, coisa parva, uns alfinetes a fazer de florzinhas.
Ainda de fossem alfinetes grandes ou estarem num espaço próprio para aquilo, agora isto? Quem passa por ali quase que os pisa!
Ui, finalmente depois dumas florzinhas parvas apareceu uma boa bofetada de ar fresco! Fiquei apaixonado com aquelas cores! JASUS!
De certa forma fazem-me lembrar alguns dos quadros do João, cores assim um pouco escuras mas quentes...
Mário Eloy... Não gostei dele... Bah, cores muito infantis tal como as figuras.
Um calhariscas do povo a fazer-se de bom... Como se isso fosse verdade: um Português a revoltar-se..lol
Quando a vi parecia-me a Maria João!!!! Do 4º ano:)
SANTA-RITA!!!
EEEEEEENA PA Nunca pensei ver ao perto este quadro!!!! Para mim é o melhor quadro Português alguma vez feito! Como tributo a este grande mestre até tirei uma foto toda torta:)
O pai do João a explicar-me umas coisas acerca da vida no campo há muito tempo atrás.
Aprende-se tanto olhando para o passado.
Xiiii e eu finalmente encontrei alguem mais pequeno que eu, pude-me meter com ele!!!! Mas o João pôs-me as rédeas, disse-me que não devemos ser assim para ninguém.
Olha-me este quadro do Columbano a olhar para mim como se fosse uma coisa insignificante... Olha lá! AO MENOS SOU MAIS NOVO! E ESTOU A VIAJAR!:P
Xi, mais um velho... Só velhos... Deviam ser os mais ricos. Mas o Columbano pintava bem sim senhor, mesmo quem não conhece todas as obras dele facilmente são reconhecidas, pela sua pincelada e cor.
Olhá Senhora da Dores, na volta era como as tias do João: vem uma corrente de ar fica com as costelas partidas, comem um limão ficam com microfracturas no ossos, não podem comer a pevide do melão porque ficam com um desconsolo no estômago...:P
Este bicho olhou de esguelha para mim.. Oh mais que eu quis saber dele... $##$%#BRÃO...
Por fim, eu e o grupo do Leão, a rungir alllltooooooo!!!!! AAAARRRGGGGG