30 de janeiro de 2007

Brrrr que frio!!!

Brrrrrr tem estado um frio enorme! Tenho dormido aos pés da cama do João, de gorro e fatinho quente para me aquecer.
Mas de certa forma o inverno torna-se muito acolhedor:)



Ontem estávamos em casa do Roberto, e de repente a luz foi-se ao ar... Foi o meu primeiro corte de luz! As coisas ficam tão lindas á luz das velas:) Isto devia de acontecer mais vezes, mas o raio dos Homens querem sempre evitar coisas más, mas ao fazer isso nada acontecerá na vida das pessoas.... Assim um dia no futuro as crianças que crescerão num mundo em que não acontece nada... Tornarão-se coninhas...

26 de janeiro de 2007

O Léo e eu


Ontem fui a á inauguração duma exposição colectiva, em que o Léo Liminha, amiguinho nosso, também participava:P
Aqui estou eu com ele e os quadros do artista:P Gostei do Pastor Alemão, tinha bastante pormenor, no entanto achei muita piada ao cavalo, tanto eu como o João ao olharmos para o quadro... A forma do pescoço do animal parecia um CAr#%h$O... lol Acho que já estou a ver sexo em todo o lado... Influência do João e da puberdade, com certeza!!
Enquanto tirei esta foto o Camol a perguntar para o Léo "Mas o que é isso?"
"É o Lucas! lolol".... Acho que o homem ficou a pensar em mim para o resto do serão:P



Mas não foi só o Camol, mais artistas da exposição quizeram-me ver e tocar:P Fiz novas amizades:)
Toda a exposição era acerca da natureza (fauna e flora), como é normal há sempre coisas boas e más, mas não estava nada mal para muita gente que é principiante!




Depois saímos sorrateiramente lá para a sala de cima, onde estava outra exposição, e quadros muito diferentes! Acho engraçado os preços daquilo, rondavam os 700€. Quando é que estes gajos se apercebem que "o Português" não é um animal de comprar muita Arte? Ainda por cima forreta como é...

22 de janeiro de 2007

Molinho

Eu todo mole, e vendo as coisas duma nova perspectiva:P

Perdidos em Lisboa!!!!

Andámos horas perdidos em Lisboa...:P

Instituto Português de Restauro e Conservação - Saída

Á saída do IPRC

Museu Nacional de Arte Antiga

O que eu via no museu:P

Visita a Lisboa - o café

Antes da visita de estudo fomos tomar um café, aqui estava a ana a fazer-me um desenho:P

Tirar medidas, banhinho e reforço


Depois de ter a minha armação amanhada em Beja pelo pai do João, ao voltarmos para Évora fomos tirar as minhas medidas para o meu novo suporte: Lona!

Já há um tempo que me começava a sentir fracote, e bem precisava dum reforço para poder viver muito tempo.




Aproveitei esta última oportunidade para tomar um banhinho com o João:) Soube tãããããããooooo beeeeem, águinha quentinha.. uiui:)








E por fim, depois de eu ficar seco, foi altura da colgem na lona, correu bem:) O pior foi mesmo o esticanço e os agrafes, mas depois vi como forte eu estava.. E valeu a pena:) Vou durar muito mais tempo assim:)

Muito mole

A experiência de andar todo ao natural foi interessante, mas assim as coisas andam todas desengonçadas...
Até servi de mesa para jogarem ás cartas:)

19 de janeiro de 2007

Magoei-me!

Na quarta-feira estava o Roberto a gozar com o João por ele estar a caminhar para o vegetarianismo, então irritei-me e dei uma pancada valente no Roberto para ele se calar... Mas quem se magoou foi eu.... WWAAAAAA!!!!!
Parti a minha madeira, doeu imenso...

Então lá tive que ser uma tela forte e aguentar isto tudo!
Para se poder chegar lá dentro com a cola tive que me separar da minha armação... Ai fiquei tão mole... O melhor disto tudo é que cabia mais facilmente em todo o lado:)
Arrancar os meus agrafes também custou...









Então lá foi a minha madeira parar á Urgência, onde foi colada. E ainda lá está a secar... Entretanto aproveito esta experiência de andar ao natural;)

15 de janeiro de 2007

Avaliado

Já fui avaliado!... Apenas fiquei com a impressão que o Rocha não me achou muito jeito... É essa a dificuldade de saberem o quanto importante sou para alguém se só me conheçem há 10 minutos... Mas pronto, eu sou especial para uma (e mais) pessoas, sou a soma das experiências, das ligações emocionais, sou um momento, sou uma companhia... Sou mais que algo material para ser VISTO, sou para ser SENTIDO!
Depois o João apresentou o segundo trabalho dele, o Sperm Painting! Sugeriram-lhe fizesse pesquisa sobre a química do esperma, maaaas... Falar da proteina X ou Y e coisas dessas é mesmo que falar Chinês... O resultado era o mesmo caso se não se tivesse feito a pesquisa... Agora anda toda a gente a falar com o João acerca do seu esperma...lol
E por fim ele apresentou os peidos da família... ahahahah

Avaliação

Ai, faltam 15 minutos para a a avaliação.. Estou muito nervoso.. Espero que gostem de mim...

14 de janeiro de 2007

Artória e a Fama

http://artecapital.net/opinioes.php?ref=35

Para quem ainda não tinha visto, aqui estou eu, a ficar famoso no campo da Arte:))

Depois de lerem o artigo, digam-me... Não gostariam de ir áquele Parque Temático???;)

Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga

Lá fui eu mais uma vez para a grande cidade! Acordámos muuuuito cedo, éramos para abalar ás 8, mas a doida da Carla atrasou-se:P Mais tarde ao passarmos a ponte 25 de Abril puseram-me na janela do carro, e então as pessoas olhavam para mim enquanto conduziam!lol
Após termos chegado foram comer um snackzinho, enquanto eu via esta gente a comer.. ainda bem que não tenho estômago, assim também teria que andar sempre a comeeeeeeer e comeeeeerrr:P


Aqui estamos nós na frente do museu:) Depois de tirarmos esta fotografia eu e o João fomos tratar da autorização para tirar fotografias de mim com as outras obras.. O que foi uma odisseia.. Para começar, ainda bem que o Pedro Portugal conhecia o Anísio Franco, senão tinha voltado de lá sem material:P Mas ainda que encontrassem o Anísio... Ou não sabiam onde andava, ou estava ocupado, ou tinha passado por ali... Quando não parecia melhorar a situação, teve que começar a visita guiada.
Um pouco mais tarde estava a guia a falar, e de repente apareceu o Dr. Anísio Franco!!! O meu salvador:) Depois do João falar um pouco com ele já pude tirar as fotos, mão claro que não podia abusar:P


A nossa primeira paragem foram os painéis de S. Vicente Fora! Fiquei maravilhado com aquilo! Se eu considero "Cabeça" de Santa-Rita Pintor como o número 1 da Arte Portuguesa, este é sem dúvida o número 2!:) Isto é de uma mestria sem paralelo! Todas aquelas figuras individualizadas, o detalhe, as dimensões, tudo aquilo... Mas porque é que deixaram de fazer coisas destas?? Estes artistas hoje em dia é só coisas mais rápidas, pareçe que não querem ter trabalho nenhum! Preguiçosos!:P


Fiquei mesmo maravilhado com isto tudo.. Até dá vergonha dizermos que um borrão de tinta é arte e depois compararmos o novo com o passado...
Bem, não podemos avaliar tudo de uma única perspectiva, se calhar os quadros do Pollock e coisas dessas revelam mais a sensibilidade de uma cultura face ao seu conhecimento do mundo.. Como a física, a electrónica, a energia atómica..
Enquanto que no passado apenas se conhecia o que se via... Hmmmm sendo assim, algo que define Arte é mesmo a compreensão do mundo aos olhos de uma cultura (ou de o artista)... (?)

Sou granda filósofo:)

Passámos só de repente por umas esculturas, e este padre pôs-se a rezar a São Lucas;)







Eeeeena pá! A Cruz de Dom Sancho I... Os detalhe tão requintado, mas não se comparava á Custódia de Belém!!!


Tudo o que é do passado é tão lindo e bem trabalhado.. Agora hoje em dia é só tudo feito á pressa, e feito a poupar material.

Na Capela das Albertas Estava um frio desgraçado! Apenas fui lá para ver de perto uma... bem.. nem sei se é pintura ou escultura... Estava na perede, em formato de tela, mas era tão tridimensional demais para ser sequer um baixo-relevo.. Isto é daquelas coisas que se iriam sair bem em Artória!:)
Depois fui só tirar uma fotografia na poltrona do Papa:P lol

E por fim, o Bosch! Ele certamente não batia bem da caçoleta: um barco meio peixe, um tomate gigante caído, um pinto com um funil... Bem, a maluquiçe também faz arte:P
Depois de vermos brevemente o museu, foram almoçar, mais uma vez fiquei eu a ver:P
Maaaaas depois desta correria toda a procurar sítio para comer, comer, e voltar lá para cima, fomos ao Instituto Português de Conservação e Restauro.

A nossa primeira paragem foi a conservação e restauro de papel. Ainda me custa a acreditar que se consegue retirar um finíssimo papel duma tela! Mas pronto, se fazem é porque é possível... De certeza que demora imenso tempo...

Depois fomos ás oficinas ver o restauro de mobiliário. disto já eu sabia um pouco, o pai do João também restaura (e bem) móveis antigos.
fiquei foi espantado com uma técnica oriental de polir um certo verniz (infelizmente já nos esquecemos do nome), aquilo chega a levar mais de 100 camadas e fica com um acabamento fenomenal!

Antes da pintura fomos ainda ver o restauro dos metais, mas não havia nada para falar... lol
O engraçado das pinturas foi todo o método de documentação, fotografar e fotografar e fotografar, dividir tudo numa grelha e fotografar, fotografar e fotografar, depois fotografar pormenores e permenores, estudos químicos, estudos de luz, ultra violetas, raios-X... Tanta coisa para um único quadro!!
Os primeiros que vimos estavam já acabados, mas depois numa outra sala estavam uns em restauro, e vimos melhor o processo e as várias composições que vão surgindo á medida que se limpa e estuda o quadro: alterações pelo artista, alterações posteriores, restauros...

Aqui está um pormenor dum quadro em muito mau estado, gostaria de voltar lá daqui a uns anos e ver o que sairá dali:)
E para acabar, recebi a benção duma força divina:) lolol


Uf, o pior veio mesmo depois... Andámos 2 horas no carro a TENTAR sair de lisboa!!! E quando estávamos quase, tivémos que ir abastecer o carro!LOLOL Foi mesmo uma odisseia... Depois até andámos numa via só designada para taxis e autocarros... A Ana ia matando a outra Ana com o solavanco do carro e o sumo...lol
Ai nem quero pensar mais naquilo...:P No fim, vi limusines:P

11 de janeiro de 2007

Seu tonto!

Oh João! Seu tonto! Ele fez a minha prenda ao contrário, por isso quando ia tirar a impressão iria ficar RHJ, não JHR.. Burro!!!! Dei-lhe logo uma catrefada nas fussas!

Mas pronto, ele lá fez tudo de novo, e desta vez fez bem:P
Eu estava muito nervoso, nunca tinha sido tatuado antes. Pensei que a qualquer altura ia ser preciso uma agulha como nas tatuagens humanas, mas afinal estava enganado:) Foi sem dor na minha nádega direita!!:P





2 de janeiro de 2007

Eu e o fogo de artifício

Eu a ver o meu primeiro fogo de artifício!! No início fiquei cheio de medo, mas depois pus-me valente e consegui ver tudo:)

1 de janeiro de 2007

FELIZ 2007!!!!!!!!!!


Na véspera de ano novo fui ver uma coisa chamada "fogo de artifício", o João não me disse o que era, então fiquei muito curioso. Quando aquela artimanha pegou fogo e arrebentou no ar... xiiii fiquei do mais assustado!!! Mas depois o Jonizinho levantou-me no ar para eu perder o medo, foi difícil mas lá me aguentei!


Depois fomos para a praça do giraldo. Cá estou eu com o João.
Os amigos dele levaram uma bebida muito esquisita. Estava toda a gente a beber excepto o João, mas eu fiquei curioso e fui cheirar a garrafa... Ui que bebedeira me veio á tromba só de snifar aquilo! Fiquei logo tonto ! (º_O)

Seja como for, FELIZ 2007!!:P