14 de janeiro de 2007

Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga

Lá fui eu mais uma vez para a grande cidade! Acordámos muuuuito cedo, éramos para abalar ás 8, mas a doida da Carla atrasou-se:P Mais tarde ao passarmos a ponte 25 de Abril puseram-me na janela do carro, e então as pessoas olhavam para mim enquanto conduziam!lol
Após termos chegado foram comer um snackzinho, enquanto eu via esta gente a comer.. ainda bem que não tenho estômago, assim também teria que andar sempre a comeeeeeeer e comeeeeerrr:P


Aqui estamos nós na frente do museu:) Depois de tirarmos esta fotografia eu e o João fomos tratar da autorização para tirar fotografias de mim com as outras obras.. O que foi uma odisseia.. Para começar, ainda bem que o Pedro Portugal conhecia o Anísio Franco, senão tinha voltado de lá sem material:P Mas ainda que encontrassem o Anísio... Ou não sabiam onde andava, ou estava ocupado, ou tinha passado por ali... Quando não parecia melhorar a situação, teve que começar a visita guiada.
Um pouco mais tarde estava a guia a falar, e de repente apareceu o Dr. Anísio Franco!!! O meu salvador:) Depois do João falar um pouco com ele já pude tirar as fotos, mão claro que não podia abusar:P


A nossa primeira paragem foram os painéis de S. Vicente Fora! Fiquei maravilhado com aquilo! Se eu considero "Cabeça" de Santa-Rita Pintor como o número 1 da Arte Portuguesa, este é sem dúvida o número 2!:) Isto é de uma mestria sem paralelo! Todas aquelas figuras individualizadas, o detalhe, as dimensões, tudo aquilo... Mas porque é que deixaram de fazer coisas destas?? Estes artistas hoje em dia é só coisas mais rápidas, pareçe que não querem ter trabalho nenhum! Preguiçosos!:P


Fiquei mesmo maravilhado com isto tudo.. Até dá vergonha dizermos que um borrão de tinta é arte e depois compararmos o novo com o passado...
Bem, não podemos avaliar tudo de uma única perspectiva, se calhar os quadros do Pollock e coisas dessas revelam mais a sensibilidade de uma cultura face ao seu conhecimento do mundo.. Como a física, a electrónica, a energia atómica..
Enquanto que no passado apenas se conhecia o que se via... Hmmmm sendo assim, algo que define Arte é mesmo a compreensão do mundo aos olhos de uma cultura (ou de o artista)... (?)

Sou granda filósofo:)

Passámos só de repente por umas esculturas, e este padre pôs-se a rezar a São Lucas;)







Eeeeena pá! A Cruz de Dom Sancho I... Os detalhe tão requintado, mas não se comparava á Custódia de Belém!!!


Tudo o que é do passado é tão lindo e bem trabalhado.. Agora hoje em dia é só tudo feito á pressa, e feito a poupar material.

Na Capela das Albertas Estava um frio desgraçado! Apenas fui lá para ver de perto uma... bem.. nem sei se é pintura ou escultura... Estava na perede, em formato de tela, mas era tão tridimensional demais para ser sequer um baixo-relevo.. Isto é daquelas coisas que se iriam sair bem em Artória!:)
Depois fui só tirar uma fotografia na poltrona do Papa:P lol

E por fim, o Bosch! Ele certamente não batia bem da caçoleta: um barco meio peixe, um tomate gigante caído, um pinto com um funil... Bem, a maluquiçe também faz arte:P
Depois de vermos brevemente o museu, foram almoçar, mais uma vez fiquei eu a ver:P
Maaaaas depois desta correria toda a procurar sítio para comer, comer, e voltar lá para cima, fomos ao Instituto Português de Conservação e Restauro.

A nossa primeira paragem foi a conservação e restauro de papel. Ainda me custa a acreditar que se consegue retirar um finíssimo papel duma tela! Mas pronto, se fazem é porque é possível... De certeza que demora imenso tempo...

Depois fomos ás oficinas ver o restauro de mobiliário. disto já eu sabia um pouco, o pai do João também restaura (e bem) móveis antigos.
fiquei foi espantado com uma técnica oriental de polir um certo verniz (infelizmente já nos esquecemos do nome), aquilo chega a levar mais de 100 camadas e fica com um acabamento fenomenal!

Antes da pintura fomos ainda ver o restauro dos metais, mas não havia nada para falar... lol
O engraçado das pinturas foi todo o método de documentação, fotografar e fotografar e fotografar, dividir tudo numa grelha e fotografar, fotografar e fotografar, depois fotografar pormenores e permenores, estudos químicos, estudos de luz, ultra violetas, raios-X... Tanta coisa para um único quadro!!
Os primeiros que vimos estavam já acabados, mas depois numa outra sala estavam uns em restauro, e vimos melhor o processo e as várias composições que vão surgindo á medida que se limpa e estuda o quadro: alterações pelo artista, alterações posteriores, restauros...

Aqui está um pormenor dum quadro em muito mau estado, gostaria de voltar lá daqui a uns anos e ver o que sairá dali:)
E para acabar, recebi a benção duma força divina:) lolol


Uf, o pior veio mesmo depois... Andámos 2 horas no carro a TENTAR sair de lisboa!!! E quando estávamos quase, tivémos que ir abastecer o carro!LOLOL Foi mesmo uma odisseia... Depois até andámos numa via só designada para taxis e autocarros... A Ana ia matando a outra Ana com o solavanco do carro e o sumo...lol
Ai nem quero pensar mais naquilo...:P No fim, vi limusines:P

Sem comentários: