30 de março de 2007

Art school confidential & Dirk Goemaere

Dia 29 nós vimos o filme Art School Confidencial, na aula de Projectos de Pintura II.
O filme falava acerca das ambições dos artistas e um pouco do meio da arte, mas no fundo era acerca dos sacrifícios dos artistas para alcançar a fama.

Jerome, em casa, é conhecido como um grande artista, com grande potencial. Chega á universidade com 100 outros artistas igualmente dotados e ele é tão comum como todos.
Ele faz arte por amor, por desafio, por vontade e no fim não vale nada em comparação a um tanque desenhado e pintado de maneira infantil. Claro que isto deixa qualquer um furioso.
Enfurecido, Jerome copia o seu inimigo e fica mal visto; diz mal do seu inimigo e todos se voltam contra ele...

Mas mais tarde nesse dia fui ver a exposição do Dirk Goemaere, na Rua Serpa Pinto. Ao começar a ver só me apetecia dizer mal porque as cores eram muito violentas, básicas, directamente tiradas do tubo, não eram trabalhadas, e por ai... Até que depois conheci o autor dos quadros, e explicou-me que esta era a SUA visão do Alentejo, as cores fortes e vibrantes em comparação á enorme diferença entre o clima na Bélgica e o de Portugal. Explicou-me a sua Arte no SEU ponto de vista. Falou muito acerca do seu percurso artistico, da sua evolução ao longo das décadas, as influências sociais e isso...
Este contacto com o Goemaere fez-me perceber melhor o filme.

Lições a tirar:
-TODA a arte é igual, o que faz uma arte valer mais do que a outra, é se o autor está destacado;
-Então se toda a Arte é igual, aquele que apela melhor ás percepções das massas vai-se destacando;
-Também para se destacar, temos que ser esgrovelhados (por exemplo, agora o João quando vai a uma exposição, leva-me com ele e eu fico o centro das atenções, favoreço-o:P)
-Mais vale ter as pessoas a nosso lado que as ter como inimigas.
-Não se deve avaliar a Arte do nosso ponto de vista, mas sim do seu autor.
Neste dia aprendi a apreciar melhor a arte dos outros:P

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom